Como você pode melhorar o trânsito na cidade de São Paulo?

Essas dicas valem para qualquer cidade, é só adaptar para a realidade de cada uma.

1) Exercite a carona solidária

Dê carona. Se os vizinhos vão se deslocar no mesmo sentido que você, combine esquemas com eles. As mães podem se revezar para levar a criançada ao colégio, e daí por diante.

2) Incentive sua empresa a adotar a carona empresarial

A empresa deve não só incentivar a carona solidária, como proporcionar condições para que esta se desenvolva, por exemplo, criando um banco atualizado de dados com os endereços dos funcionários.

Ela também pode criar um sistema de transporte coletivo que ligue estações de metrô e pontos de ônibus à sede, transportando seus funcionários com segurança e tirando alguns carros das ruas.

3) Evite trânsito

Se você é um daqueles sortudos que trabalha perto de casa, ou tem a possibilidade de se transferir para uma filial de sua empresa mais próxima de sua residência, vá a pé ou de bicicleta. Procure rotas alternativas, evitando as vias mais congestionadas.

4) Se você tem uma bicicleta…

Use-a em pequenos deslocamentos, como para ir de sua casa até a locadora, ao parque ou ao cinema. Com um cesto, você pode até mesmo ir à feira.

Lembre-se de tomar alguns cuidados:

_Não ande na contramão nem sobre as calçadas, para evitar acidentes com pedestres
_Use capacete
_Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus – procure rotas alternativas, usando ruas calmas
_Faça uso de sinais de braço para comunicar suas intenções aos motoristas
_Pedale pelo lado direito da via, a 1m dos obstáculos
_Ao ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando um retrovisor
_Parando no semáforo, ocupe o centro da faixa, evitando ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio

5) Descubra sua cidade à pé

O ato de caminhar faz com que você viva de fato a sua cidade e descubra peculiaridades que não percebe quando está dirigindo ou dentro de um automóvel. Incluir trajetos à pé no seu dia-a-dia faz você mais saudável e diminui o estresse provocado pelo corre-corre.

Pedestres têm direitos. Um dos principais é o da preferência sobre veículos nas faixas de pedestre, mesmo quando não há semáforo. Procure estimular motoristas a lembrar disso e, quando for dirigir, não esqueça da sua experiência de pedestre.

A Prefeitura Municipal de São Paulo criou o programa Passeio Livre para motivar e orientar todos a fazerem calçadas seguras e ambientalmente corretas.

6) Use transporte coletivo

Procure usar ônibus, metrô e trens para fazer seus deslocamentos ou parte deles. Acompanhe os projetos de melhoria do sistema de transporte coletivo e dê sua opinião.

Consulte os itinerários no site da SP Trans ou ligue 156 para a Central de Informações.

7) Centros comerciais também podem ajudar

Se você trabalha em um centro comercial, fale com o administrador para implantar um bicicletário no estacionamento.

Sugira ainda que o centro comercial implante sistema de transporte para buscar funcionários e clientes próximos a estações de metrô.

8) Universidades também podem ajudar

Se você é universitário, sugira a implantação da carona solidária na universidade para reduzir o trânsito nas imediações. A instalação de bicicletários também é importante para incentivar o uso de bicicletas.

9) Você sabia?

Segundo o Laboratório de Poluição Atmosférica Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, vive-se em média dois anos a menos por causa da poluição em São Paulo. A frota de veículos é a maior fonte poluidora da cidade – onde estima-se que exista hoje um carro para cada duas pessoas. Além disso, anualmente, cerca de 3 mil pessoas morrem na capital devido a má qualidade do combustível disponível.

10) Fique atento

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) regulamenta a qualidade do combustível. Hoje, este combustível contém 500 ppm (partículas por milhão) de enxofre quando vendido em área urbana e 2000 ppm quando vendido nas estradas. 50 ppm deveria ser a quantidade máxima, ainda alta se comparada aos padrões internacionais. A Resolução Conama 315/02 determina a redução da quantidade de enxofre em janeiro de 2009, porém a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem protelado procedimentos para a entrada em vigor desta resolução.

Fonte: São Paulo – Mapa Transporte + Parques

Anúncios

6 comentários sobre “Como você pode melhorar o trânsito na cidade de São Paulo?

    1. O governo não quer ver ,mais se fazer quatro linhas ferria , serviria para carga e o metro de norte a sul. trabalhadores a Dultra tem condição disto
      muitos carros e caminhão sumiria o ar nosso de cada dia ficaria melhor mais o governo não entende isto,e o combustível venderia para o pais que não quer ver nadica de nada dim dim nos cofres entendido né

      1. desculpe minha maneira de falar so podemos esperar do governo ele tem poder para isto eu creio,pena que ele nunca esta so . desculpe

  1. Para melhorar o trânsito no Brasil e evitar acidentes é necessário, ser mais rigoroso na emissão de Carteiras de Habilitação ..—-Pois nossos
    motoristas ,não sabem dirigir nem 30º/º do ideal que séria o trânsito seguro..Colocar pessoas compentes para fiscalizar na Rua o trânsito Dos Motoristas que comentem inflação no trânsito por falta de conhecimento ; Pois tem Carteira mas não tem competência para enfrentar um trânsito como nosso neste país sem conhecimentos cabivéis …pois ai neste trânsito de encopetentes temos muitas vidas e vidas não tem preço …..queremos mas rigor em conceder uma Carteira a um ser Humano sem conhecimento algum nem quando um parrulho aparece no veículo …outra velocidades porque vêm um carro com potência até 240 horas se isto não é avião para voar é
    Carro para rodar até 110 começa o erro nas fabricar a nossa falha é humana do homem …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s