Cadeia do chocolate

Save The Earth. It´s Our Only Source of Chocolate.

Preserve o planeta. É nossa única fonte de chocolate. Ganhei esse imã de geladeira de uma amiga querida que atualmente mora em Londres. Toda vez que eu leio, dou risada. É um bom argumento, não é?

Dá para imaginar o mundo sem chocolate? Puro, mousse, bolo ou sorvete. Sempre é bom. Costumo escolher as sobremesas de frutas, mas às vezes bate aquela vontade repentina e não há substituição para ele, pois chocolate é chocolate.

Só que a guloseima não satisfaz apenas as necessidades dos chocólatras, ela também é o sustento de muitas famílias brasileiras. Quando trabalhava em uma ONG, conheci um projeto no sul da Bahia apoiado por uma empresa de alimentos que comprava o cacau cultivado pela comunidade local para produzir chocolates em larga escala.

Em Ribeirão Pires, minha cidade natal, há anualmente o Festival do Chocolate. Na festa, as chocolateiras da cidade montam estandes para vender seus produtos artesanais. São trufas, bombons, pirulitos, chocolate quente, fondue, espetinho. É uma perdição.

E as doceiras e seus brigadeiros gourmet? Lindos, criativos e deliciosos.

Esses são apenas alguns pequenos produtores e empreendedores que vivem do chocolate. É um ciclo interessante. Meio ambiente, que é fonte de chocolate; chocolate, que é fonte de renda; e chocólatras, que dependem dessa cadeia. Resumindo, vamos preservar o planeta :-P

Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa do LuluzinhaCamp que tem como única intenção a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.

Anúncios

6 comentários sobre “Cadeia do chocolate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s