Viver em paz

Não há caminho para paz. A paz é o caminho. Desde o início do Meu Ambiente, uso essa citação do Mahatma Gandhi na introdução da página. Acho que chegou a hora de comentar mais sobre o assunto, pois, com a violência cada dia mais perto de nós, a sociedade precisa incorporar urgentemente a cultura de paz.

O Brasil não vive nenhuma guerra armada internacional. O fanatismo religioso e o regime ditatorial não fazem parte do nosso cotidiano. Convivemos, porém, com sérios conflitos internos, boa parte causada por um sistema educacional deficiente e por uma distribuição de renda injusta. Mas, sinceramente, acredito que a principal causa da violência é outra.

O ser humano esqueceu os valores essenciais da vida. Mães, pais e guardiões, preocupados em sustentar materialmente os filhos, acabam deixando em segundo plano o alimento mais importante para construção de uma pessoa de bem. Cadê as virtudes? Compaixão, generosidade, tolerância estão sendo substituídos por desdém, egoísmo e agressão.

No atual cenário, confesso, fico pessimista sobre a solução desse problemão. Só que não dá para desistir. Pode ser um caminho difícil e longo, mas é preciso acreditar que é possível reverter a situação. A escola pode ser uma grande aliada nesse desafio.

A cartilha Paz, como se faz?, desenvolvida por Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman, é um bom suporte para introduzir o tema para crianças e jovens. O material reúne dicas de atividades, jogos, leituras, filmes e músicas para trabalhar a cultura de paz nas escolas.

A publicação já existe há algum tempo, mas o conteúdo continua atual. Não sei se os professores estão habituados a usá-la nas aulas e quais têm sido os resultados, mas torço para que sejam bons e tenhamos adultos mais sensíveis e pacíficos no futuro.

Quanto a nós, que já não estamos na escola, vamos levar a cultura de paz para as relações do dia a dia. Em casa, no trabalho, na rua, no ônibus, no supermercado, no banco. Quem sabe, a partir do exemplo, conseguimos plantar algumas sementes do bem.

Paz, como se faz?

Anúncios

Um comentário sobre “Viver em paz

  1. Gostei muito do artigo. Venho partilhar o novo programa da Aline, da Cidade das Pirâmides,ela fala neste programa sobre nós sermos um Universo e a relação com o planeta Terra. http://youtu.be/-SQ-HK4O4v8
    Compartilhem com seus contatos, abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s