Sustentabilidade é um novo valor

Ontem, 22/11, acompanhei o lançamento do livro Sustentabilidade – a legitimação de um novo valor, do economista José Eli da Veiga, no Diálogos Itaú de Sustentabilidade. O título foi publicado pela Editora Senac São Paulo com patrocínio do Itaú-Unibanco. No evento, o autor convidou o jornalista Sérgio Abranches e o economista e cientista social Eduardo Giannetti da Fonseca para darem suas impressões sobre a publicação. Infelizmente, a senadora Marina Silva, que também foi convidada, não pode comparecer.

Eu ainda não li, mas entendi que o livro está dividido em três principais discussões: a definição de sustentabilidade, a transição para a economia de baixo carbono e a mensuração sobre o que passa na economia. José Eli acredita que, hoje, a questão ambiental central é a climática.

Outros problemas, como a perda da biodiversidade e a gestão dos recursos hídricos, que, no futuro, pode até ocasionar guerras, especialmente na Ásia, são importantes, mas todos os ganhos conquistados nessas áreas podem ser anulados se o aquecimento global não for resolvido. Por isso, ele fala da importância da transição ao baixo carbono, que é a adoção de energias limpas, como eólicas, solares, geotérmicas, biomassas e, até mesmo, as hidroelétricas.

Abranches aponta aí o surgimento de uma grande oportunidade de investimento nessas tecnologias, tanto em pesquisas quanto em educação. A grande surpresa para mim foi o Giannetti, nunca tinha visto uma palestra dele, ele foi claro e muito didático. Disse que quanto mais se avança na questão econômica, mais se fica obsessivo pela economia. “É uma alienação em larga escala”, falou. Ganhou aplausos quando revelou não entender como um trabalho tão importante, como ficar em casa para cuidar dos filhos, pode ser considerado pela sociedade atual uma derrota. A revisão de valores é mais do que necessária.

José Eli explica, para quem insiste em pedir uma definição precisa de sustentabilidade, que o conceito, que ainda está em formação, remete ao futuro, à durabilidade, à perenidade. Para muitos, esse significado ainda não responde à pergunta e o fato é que será difícil encontrar um sentido objetivo que agrade a todos. Mas, basicamente, sustentabilidade é um novo valor.

Quem quer ler o livro, aguarde novidades ;-) 

Diálogos Itaú de Sustentabilidade
Denise Hills, da área de sustentabilidade do Itaú, mediou o diálogo. Todo o evento foi traduzido em libras (reparem na menina lá no canto), achei super legal.
Anúncios

3 comentários sobre “Sustentabilidade é um novo valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s