Não fui ao SWU

Os primeiros burburinhos sobre o novo Woodstock que seria realizado no interior de São Paulo despertaram em mim uma certa curiosidade. Aí vieram as notícias sobre um evento grandioso baseado nos princípios da sustentabilidade: SWU – Music + Arts Festival 2010. SWU é a sigla de Starts With You, em português: começa com você. Não dá para negar que a ideia é genial.

Quando os nomes das bandas começaram a ser anunciados, passei a reparar os comentários nas redes sociais, algumas pessoas querendo descolar ingressos na faixa, já saquei o que ia rolar.

Não fui ao SWU, confesso que no primeiro dia eu até senti uma vontadinha de estar lá em Itu e participar do movimento. Comentei com o meu marido: ah, será que a gente deveria ir? Mas não fui, fiquei curtindo o feriado em casa, no quentinho. A verdade também é que eu ando meio preguiçosa para filas, multidões, empurra-empurra e não tinha a mínima ideia de quem eram Rage Against the Machine e Kings of Leon.

Vi algumas coberturas na imprensa sobre o palco com madeira certificada, o labirinto de lixo reciclável e um espaço para debates sobre sustentabilidade. Bacana. Mas a repercussão pós-SWU na internet parece confirmar o meu feeling de que o que a proposta de mobilizar a sociedade em prol de um planeta mais sustentável não passava de fachada para apenas um festival de música. Uma pena!

Mesmo sem querer ser chata, nem parcial, indico a leitura dos relatos: O que foi o SWU? e A insustentável esperteza do SWU.

Ponto positivo: Fórum Global de Sustentabilidade realizado durante o SWU.
Vocalista do Rage Against the Machine. Prazer!
2 comentários sobre “Não fui ao SWU

  1. Pat,
    eu fui ao SWU e estando lá tive a mesma percepção: nem tão sustentável assim.
    Acho que era mais um mote pra deixar a coisa bonita e vendável, porque na hora tinha lixo por todo canto.
    O que me deixou mais puta é que tinha ZERO sinal de celular. Você combina de encontrar seus amigos e chega na hora e não consegue falar com eles. Um saco!
    =(

    Beijo,
    Aninha
    http://aventurasdecasada.wordpress.com

Deixe um comentário

