Vida

A vida é realmente fantástica. Quando paro para observar sua perfeição, fico emocionada com tamanha beleza. Ao mesmo tempo, fico envergonhada com os pensamentos mesquinhos do cotidiano. Gente, qual a relevância de uma crase errada em um texto ou uma conta sem pagar diante da grandiosidade da natureza? Esses problemas medíocres do dia a dia originam discussões e preocupações infindáveis e esquecemos que tudo é tão maior. O ambiente urbano é contraditório, pois ficamos bitolados naquilo que pensamos ser bom e nos afastamos daquilo que é ainda melhor.

Natureza exuberante.

Gosto de cair na real e isso aconteceu ontem quando assisti ao primeiro episódio da série Vida, uma co-produção da BBC e do Discovery Channel. Na televisão, a estreia é dia 18/3, mas a Discovery Brasil promoveu uma sessão especial para convidados no cinema (em uma sala muito confortável, diga-se de passagem) e o resultado dos quatro anos de filmagem ficou ainda mais impressionante na telona.

Perereca venenosa vermelha e azul.

Não preciso dizer que as imagens são lindíssimas, as cores, os detalhes. Os métodos de filmagem são pioneiros, alta definição, mil quadros por segundo, e a sensação é de estar observando tudo ao vivo. Mas os protagonistas mesmo são os animais e suas linguagens e comportamentos de sobrevivência. O tema do primeiro episódio é Desafios da Vida e o destaque para mim foi o instinto materno de algumas espécies. Isso não é muito novidade, mas ver a mamãe-polvo morrer após passar seis meses sem comer só para ficar abraçada aos seus ovos e protegê-los é fascinante.

Mamãe-polvo abraça seus ovos.

Tem até uma passagem pelo Brasil que mostra a inteligência dos macacos-prego. Eles têm toda uma estratégia para coletar sementes, deixar secar, quebrar o côco e extrair o alimento. Os filhotes imitam os mais velhos e demoram oito anos para aperfeiçoar a técnica. São desajeitados e bonitinhos.

Macaco-prego quebrando côco.

Enfim, golfinhos, guepardos, pererecas, insetos, a rica diversidade do planeta está manifestada no documentário. Esse é o primeiro, mas a série tem 10 episódios que serão exibidos toda quinta-feira, às 22 horas, no Discovery Channel.

Fotos: Discovery Brasil

Anúncios

3 comentários sobre “Vida

  1. Eu, sem dúvida, sou uma das pessoas que por muito tempo deixou várias coisas “pequenas” afetarem o dia a dia. Na verdade, ainda deixo isso acontecer com uma certa frequencia, mas detectei esse defeito já há algum tempo e venho tentando melhorar. Faz bem para as pessoas a minha volta e, principalmente, é bom para a minha felicidade.
    Pois é dessas coisinhas inspiradoras para o ser humano que estou precisando ir atrás. Estou pensando em ir para Parati na minha semana de férias, será que encontro isso por lá? rs
    Boa a dica da série, Pat. Na natureza tudo parece tão mais simples e belo, né?!
    Beijoca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s