A primeira cidade sustentável do mundo

Vocês já devem ter ouvido falar em Dubai, nos Emirados Árabes, não?! A cidade tem aparecido em muitos programas brasileiros, exaltando sua cultura e atrações turísticas.

Deve ser uma promoção do Departamento de Turismo de lá, pois Dubai quer ser a cidade turística mais visitada do mundo. Tudo quer ser o maior do mundo lá: prédio mais alto do mundo, a maior estação artificial de esqui do mundo (em pleno deserto!). Inúmeros projetos e construções ambiciosas.

Eu já pesquisei muito sobre Dubai e me perguntava como eles lidavam com os impactos ambientais de tamanho desenvolvimento em tão pouco tempo. Será que eles pensam nisso?

Li uma notícia hoje que pode responder essa pergunta. Uma conferência de energia em Abu Dhabi (um dos Emirados, vizinho de Dubai) anunciou a construção da primeira cidade sustentável do mundo: Masdar.

Também será localizada nos Emirados Árabes Unidos, terá 100% de sua energia fornecida por fontes renováveis e a previsão é de que 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos. Outra coisa interessante é que a cidade não terá carros! Será possível construir uma cidade assim?

Leia a notícia na íntegra: Empresa árabe anuncia ‘1ª cidade sustentável’ do mundo

4 comentários sobre “A primeira cidade sustentável do mundo

  1. Amiga linda, quando eu crescer vou ter um blog inteligente como o seu hihihihihi!!! E vou morar numa cidade assim, super cool… Bjinhos!!

  2. Olá Patrícia… Gostei MUITO do seu blog!
    Muito, muito mesmo…
    Eu estou iniciando agora na blogosfera e gostaria de pedir seu apoio, colocando meu link nos seus favoritos… eu gostei muito das suas matérias e te favoritei no meu também e, inclusive, estou postando uma delas…
    Espero que não tenha problema, pois, nessa luta pra ‘salvar’ o meio ambiente, estamos todos juntos.

    A descrição do blog vc encontrará lá mesmo… Um beijo e agradeço desde já ;D
    http://ambiente-jovem.blogspot.com/

  3. É importante esta consciência ambiental, todos deveriam fazer sua parte!
    E os nossos deputados e senadores o que estão fazendo a respeito do nosso meio ambiente? Encontrei um site que tem tudo sobre o que eles estão fazendo em relação aos graves problemas de degradação ambiental. Temos que ficar de olho! Deixo aqui o link: Frente Parlamentar Ambientalista

  4. Olá Patrícia,
    Ótima abordagem, é um tema realmente preocupante. Estou realizando um trabalho acadêmico sobre Dubai que tb envolve sustentabilidade mas confesso que tenho minhas dúvidas se realmente essa cidade será sustentável após o termino do petróleo, minha maior pergunta é de onde tiraram água potável tanto para beber, cuidar de toda vegetação artificial e etc! Boa sorte a eles pra resoverem essa jaca!
    Se vc tiver algum material sobre esse tema por favor compartilhe!!

Deixe um comentário

