Dia de Comprar Nada

Buy Nothing’s DayQuanto tempo ausente aqui! Muitas coisas ao mesmo tempo: meu TCC, os feriados e meu computador pifado. Estou usando o do Leopoldo, mas tenho dificuldades para acentuar as palavras nele. Sei apenas fazer o til no ‘a’ (ã) e o agudo no ‘e’ (é). Não reparem qualquer falha, ok?

Eu não podia deixar de registrar aqui o Buy Nothing’s Day ou o Dia de Comprar Nada, um protesto contra o consumismo exagerado idealizado pelos Adbusters. A data escolhida é bem oportuna: 23 de novembro na América do Norte e dia 24 de novembro no resto do mundo.

Além de ser uma época de muitas compras por conta da chegada do Natal, o dia 23 de novembro nos Estados Unidos é aquela data na qual as lojas fazem muitas ofertas e as pessoas amanhecem nas portas das lojas e entram enlouquecidas para comprar. É um dia depois do Thanksgiving Day (hoje).

Por aqui, o Buy Nothing’s Day não é muito conhecido, mas que tal fazermos uma forcinha para ficar apenas 24 horas sem comprar nada? Economizamos no bolso e nos recursos do planeta, além de exaltarmos um dos valores essenciais da vida: a simplicidade.

3 comentários sobre “Dia de Comprar Nada

  1. Eu tinha me esquecido da data. Não posso dizer que não comprei nada, mas o que comprei foi só um pãozinho para o café da manhã.

    Só que eu dei sorte, pq se tivesse caído no dia 23, aí eu teria sido um péssimo exemplo: rolou a Feira do Livro da USP, e eu entrei numa orgia de livros.

    Por outro lado, como disse Gabriel Garcia Marquez: roubar livros pode ser crime, mas não é pecado. Nesse caso, comprar.

    Gostei muito do seu blog. Valeu pela visita.

  2. Pôxa, vida… pena que eu só vi esse post agora, no dia 28…
    O pior de tudo é que no dia 24 foi o dia em que eu mais gastei em todo o mês: comprei um colchão novo!
    Mas pode deixar que no ano que vem eu vou aderir, com certeza!
    Aliás, acho o boicote a ferramenta mais podersa que a população tem em suas mãos. Pena que a usemos tão pouco.
    Abraços,
    Iberê

  3. Achamos muito legal esse diaaaa!! *—*
    Esperamos que todos façam sua parte, realmente uma ideia genial :)
    A imprensa tinha que divulgar mais esse “protesto”.
    O blog está ótimo, continue assim!

Deixe um comentário

