Professores e valores ambientais

Hoje é o Dia do Professor. Eu lembro das homenagens na escola para os nossos “tios e tias”. Os professores são pessoas realmente importantes nas nossas vidas e na nossa formação como cidadãos.

Quero falar da importância da consciência ambiental nesse processo educativo. Há uma discussão sobre a necessidade de uma disciplina específica para isso ou se deve permear todas as matérias do ensino formal. Outra discussão é quem seria o professor ideal, caso a educação ambiental seja uma disciplina isolada. Um biólogo, um pedagogo, um pós-graduado em Educação Ambiental?

Eu particularmente acredito que o tema deve estar inserido no contexto de todas as disciplinas e todo professor deve ser preparado para isso. O respeito e integração com o meio ambiente deveria ser um dos valores transmitidos para a construção do caráter de uma pessoa, pois precisa ser incorporado e não decorado para fazer provas, típico do ensino convencional, ultrapassando, inclusive, os portões da escola.

Existe um trabalho muito legal nessa linha. O Instituto Romã de Vivências com a Natureza promove processos educativos fundamentados no compartilhar de experiências, sentimentos e saberes para ampliar a consciência humana e a conservação da natureza.

Eles representam a Sharing Nature Foundation no Brasil, uma conceituada instituição de educação ao ar livre, fundada pelo educador naturalista Joseph Cornell. A proposta parte do princípio que, num processo de educação ambiental, somente as informações científicas não são suficientes para estimular os processos de transformação a que se propõe. As vivências, para tanto, são essenciais para processar mudanças no modo de ver e de se relacionar com o mundo.

Para finalizar, vejam esse clipe com imagens do documentário francês Ser e Ter. O filme mostra a relação entre as crianças de um vilarejo e um professor que os acompanha desde o jardim de infância até o último ano do primário. 

Obs.: Hoje é o Blog Action Day!

Anúncios

2 comentários sobre “Professores e valores ambientais

  1. Olá Patrícia, td bem?
    Parabéns por homenagear os professores. Eu me sinto quando divulgo a reutilização de materias recicláveis na confecção de objetos decorativos ou utilitários. Há mais de 25 anos faço oficinas e intercâmbios com entidades carentes, como cooperativas de lixo, terapia ocupacional para enfermos, etc.
    Gostaria de receber sua visita na minha página. Aguardo seus comentários.
    Pirineus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s