Ahimsa – o princípio da não-violência

26ª Semana Gandhi | Palas Athena

Mahatma Gandhi foi o principal precursor do princípio Ahimsa (não-violência). Ontem, 2 de outubro, aniversário de Gandhi, foi o Dia Internacional da Não-violência.

A Palas Athena organizou uma série de palestras, oficinas, exposições e outras atividades para a 26ª Semana Gandhi que começou ontem. A programação está no site e as atividades ocorrem em vários estados e algumas até o final do mês.

Quero aproveitar também para falar da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz que sempre oferece uma programação voltada para esse tema, além de encontros e aulas gratuitas para pensar e vivenciar o meio ambiente com um olhar mais interior.

A minha professora de Hatha Yoga falou ontem sobre o Ahimsa e destacou que a violência está dentro de cada um. Mesmo que não percebamos, ela está lá e a mudança precisa ser interna. Vamos pensar sobre isso. Não-violência não se resume apenas em não agredir fisicamente a alguém, mas em tratar a todos da mesma maneira que gostaria de ser tratado. Ela finalizou com a célebre frase do Gandhi: “Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s